quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CRISE DE 1383/1385

Crise dinástica - período também conhecido por Interregno - que sobreveio após a morte de D. Fernando a 22 de Outubro de 1383.

De acordo com o contrato nupcial da princesa D. Beatriz, após a morte do rei, assumiu a regência do reino D. Leonor Teles. Esta, a pedido do seu genro, D. João I de Castela, expediu cartas em que determinava que se aclamassem como reis de Portugal D. Beatriz e D. João de Castela. O povo, porém, amotinou-se e mostrou preferência pelo infante D. João, filho de D. Pedro e D. Inês de Castro. O movimento revolucionário popular eclodiu apoiado pela burguesia e tendo como líder Álvaro Pais, apesar de este não ser propriamente um burguês. As aspirações do povo a um rei português levaram a que essa personalidade fosse encontrada em D. João, mestre de Avis, filho bastardo de D. Pedro e de Teresa Lourenço.
A 6 de Dezembro, o mestre de Avis fere mortalmente o conde Andeiro, amante de D. Leonor Teles, e ainda durante este mês é pelo povo nomeado defensor e regedor do Reino. D. Leonor Teles foge para Alenquer e depois para Santarém, de onde solicita auxílio ao genro. D. João de Castela invade Portugal em Janeiro de 1384, e, no dia 12 deste mês, chega a Santarém. A 8 de Fevereiro enviou os primeiros homens encarregados de iniciarem o cerco à cidade de Lisboa. A cidade foi resistindo a este cerco e, a 3 de Setembro, D. João I de Castela levantou o arraial devido à peste que grassava entre os seus homens e tinha já atingido a rainha. Entretanto, no Alentejo, D. Nuno Álvares Pereira vencia os castelhanos na Batalha de Atoleiros, graças a inovações na técnica de combate. Depois de levantado o cerco a Lisboa, o mestre de Avis foi submetendo vilas e cidades até chegar, em 3 de Março de 1385, a Coimbra. O mestre de Avis foi aclamado rei de Portugal em Cortes celebradas na dita cidade de Coimbra a 6 de Abril de 1385.

Sites:
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?ID=1342&P=Portugal

http://www.online24.pt/crise-de-1383-1385/

http://www.infopedia.pt/$batalha-de-aljubarrota (Batalha de Aljubarrota)

Questão:
Explica o significado da vitória portuguesa em Aljubarrota

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Crise do Séc. XIV

Check out this SlideShare Presentation:

domingo, 5 de setembro de 2010

ANO LECTIVO 2010/2011


O novo ano lectivo aproxima-se do seu inicio... e todos já começaram a preparar este novo ano, adquirindo os materiais e livros necessários, depois de umas férias que serviram para descansar e divertir....VAMOS AO TRABALHO...para todos um bom ano!!!