segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FENÍCIOS

Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Com 200 km de extensão, corresponde a maior parte do litoral do actual Líbano e uma pequena parte da Síria. Por habitarem numa região montanhosa, com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se ao artesanato, à pesca e ao comércio marítimo.

As cidades fenícias
A Fenícia era, na verdade, um conjunto de Cidades-Estado, independentes entre si. Algumas adoptavam a Monarquia Hereditária; outras eram governadas por um Conselho de Anciãos. As cidades fenícias disputavam entre si e com outros povos, o controle das principais rotas do comércio marítimo.

Economia
A economia dos fenícios desde cedo evoluiu da pesca e da agricultura para uma economia mercantil, pois as escassas terras férteis da Fenícia não permitiam uma produção agrícola capaz de atender às necessidades da população. O comércio marítimo foi sua principal actividade económica e seu progresso transformou os fenícios nos maiores navegadores da Antiguidade. As suas rotas comerciais marítimas se estenderam por todo o mar Mediterrâneo.

O alfabeto, uma criação fenícia
O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica. O alfabeto fenício serviu de base para o alfabeto grego. Este deu origem ao alfabeto latino, que, por sua vez, gerou o alfabeto actualmente utilizado em Portugal.

8 comentários:

Anônimo disse...

axu que o texto está bem elaborado e que esplica bem a materia.






nuno fernandes 7ºB nº17

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

nao ligue aos outros todos. enganei-me.

Anônimo disse...

O texto esta bem formado.
Explica e tira muitas duvidas que surgem sobre esta matéria.

Ana Nº2 7ºB

Anônimo disse...

Eu acho que o texto explica muita coisa e tira muitas duvidas.
Esta bem formado.



Lúcia Pina 7ºA Nº11

Anônimo disse...

na minha opinião o texto está bem eleborado e explica bem a materia. É um bom documento de apoio para os testes e não só.

Andre Rodrigues nº3 7ºB

Anônimo disse...

bom resumo da materia



raphael nº19 7ºb

ceiowiow disse...

delfokro