sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


Escreve um pequeno texto sobre a sociedade ateniense no séc. V a.C.

30 comentários:

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituída por 3 grupos bem destintos: os CIDADÃOS; os METECOS; e os ESCRAVOS.

Os CIDADÃOS, eram homens livres, com mais de 18 anos, filhos de pai e de mãe atenienses.Eram os únicos a possuir terras na Ática. Só eles tinham direiros políticos, participando nas assembleias, conselhos e tribunais. Constituiam uma minoria da população,cerca de 10%, em meados do séc. V a.C.

Os METECOS, eram estrangeiros que viviam na cidade-estado de Atenas. Tal como os cidadãos, também eram homens livres, só que sem direitos políticos, e estavam sujeitos ao serviço militar e ao pagamento de impostos. Dedicavam-se ao artesanato e ao comércio. Excepcionalmente, podiam tornarem-se cidadãos.

Os ESCRAVOS, ao contrário dos metecos e dos cidadãos, não eram homens livres, ocupados em tarefas variadas como a agricultura, artesanato, comércio, trabalhos domésticos. Eram prisioneiros de guerra ou pessoas raptadas por piratas. Constituíam cerca de 1/3 da população.

Contudo, a grande maioria (mulheres, escravos e metecos), não participavam na vida política.

João Miguel 7ºC,CVS

Anônimo disse...

A sociedade ateniense A.C era constituida por 3 grupos:Cidadãos,
os Metecos,e os escravos.

Os Cidadãos,eram homens livres, com mais de 18 anos,participavam no governo da polis,eram uma minoria da população e as mulheres e os filhos nao tinham direitos politicos.

Os Metecos,eram estrangeiros que viviam na Cidade-estado de atenas,nao tinham direitos politicos, pagavam impostos e dedicavam-se ao comercio e artesanato.

Os escravos eram homens nao livres, realizavam qualquer tarefa e eram 1/3 da população

a grande maioria eram(mulheres ,escravos e metecos)mas nao participavam na vida politica.


Andre Rodrigues nº3 7ºB

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era formada por três grupos:
-Os cidadãos, era homens livres, com mais de 18 anos filhos de pai e mãe ateniense, só eles poderiam possuir terras e só eles é que tinham direitos políticos. Eram 10% da população.
-Os metecos, eram estrangeiros que viviam em Atenas. Homens livres mas não possuíam direitos políticos, sujeitos ao serviço militar e pagavam impostos. Dedicavam-se ao comércio e artesanato. Era raro tornarem-se cidadãos
-Os Escravos, homens não-livres, executavam tarefas na agricultura, artesanato, comércio, trabalhos domésticos. Prisioneiros de guerra ou raptados por piratas. Eram 1/3 da população.
Os cidadãos dominavam a sociedade ateniense, mesmo sendo uma minoria.
As mulheres, metecos e escravos não participavam na vida política.


João Birra Nº8 7ºA

ESFA

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituida por 3 grupos:os cidadãos os escravos e os metecos.

Os cidadãos eram homens livres, com mais de 18 anos e filhos de pai e mae atenienses.

Os escravos não eram homens livres e trabalhavam na agricultura, artesanato, comércio e trabalhos domésticos. Eram 1/3 da população.

Os metecos eram estrangeiros que viviam na cidade-estado de Atenas.


Ana Luísa 7ºA Nº1

Anônimo disse...

Concordo com o João Miguel 7.º C CVS.


João Sanches N.º 9 7.º A
ESFA

Anônimo disse...

concordo com o que o joao miguel disse ass luis nunes

Anônimo disse...

Eu concordo com o João Miguel, porque acho que está uma resposta muito completa.


Lurdes Oliveira Nº12 7ºA
ESFA

Anônimo disse...

A sociedade ateniense tinha 3 grupos sociais que eram os cidadãos,os metecos,e os escravos.

Os cidadãos que eram homens livres que tinham mais de 18 anos e tinham pais atenienses.
Possuiam terras na atica,tinham direitos politicos.
Eram 10 POR CENTO da população.
Os metecos eram homens livres que vinham de outras terras para atenas eram como os cidadãos só que nõ tinham direitos politicos.
Os escravos eram pessoas que não tinham nenhuns direitos e eram 1 terço dapopulação.


raphael nº20 7ºb

Anônimo disse...

concordo com estes textos









ricardo nº22 7ºb
aurelio nº5 7ºb

Anônimo disse...

Concordo com o Rafael 7ºb



Nelson 7ºb

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituída por 3 grupos diferentes:os cidadãos, os metecos e os escravos.

Os cidadãos,eram homens livres, com mais de 18 anos que participavam no governo da polis,eram uma minoria da população (cerca de 10%)e as mulheres e os filhos na o tinham direitos politicos.


Os metecos, eram estrangeiros que viviam em Atenas. Homens livres mas não possuíam direitos políticos, sujeitos ao serviço militar e pagavam impostos. Dedicavam-se ao comércio e artesanato. Era raro tornarem-se cidadãos

Os escravos não eram homens livres e trabalhavam na agricultura, artesanato, comércio e trabalhos domésticos. Eram um terço da população.


Pedro Mota 7ºA Nº17 ESFA

Anônimo disse...

Concordo com a resposta do meu colega Pedro Mota

Ass:Diogo Cabral Nº5 7ºA

Anônimo disse...

A sociedade Ateniense era constituida por 3 grupos:
- Cidadãos;
- Metecos;
- Escravos.

Os cidadãos eram homens livres cm mais de 18 anos.
Eram filhos de pais atenienses.
Eram tambem os unicos qe podiam possuir terras na Ática.
Só eles tinham direitos politicos.
Constituiam uma minoria da população (cerca de 10%).

Os Metecos eram estrangeiros qe viviam na pólis de Atenas.
Tal como os cidadãos também eram homens livres, só que sem direitos politicos,estavam sujeitos para funçoes militares e ao pagamentos de impostos.
Dedicavam-se ao comércio e artesanato.

Os escravos não eram homens livres.
Realizavam qualquer tipo de trabalho.
Eram prisioneiros de guerra ou pessoas qe eram raptadas por piratas.
eram apenas 1/3 da populaçao.

Ana nº2 7ºB

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era composta por 3 grupos: os cidadãos, os metecos e os escravos.

Havia ainda dois grupos a que podemos apelidar de "secundários": as mulheres e as crianças que eram as mulheres e os filhos dos cidadãos. Estes não tinham direitos políticos e tinham mais ou menos os mesmos direitos que os metecos.

Os cidadãos eram os homens livres com mais de 18 anos, naturais de Atenas, ou seja, filhos de pai e mãe ateniense. Constituiam uma minoria da população (10%). Eram os únicos que possuiam terrenos, e também os únicos que podiam ter uma vida política. Porém a política não lhes dava vencimentos pelo que os cidadãos com menos poder económico não particapavam na política, pois teriam que trabalhar para se sustentarem. Só na época de Péricles, no séc V a.C., é que começaram todos os cidadãos a dedicarem-se com mais tempo à política, pois Péricles definiu uma lei em que todos os que participassem na vida política seriam subsidiados. Só desde aí é que a democracia ateniense passou a funcionar melhor apesar de mesmo assim ter as suas imperfeições.

Os metecos eram "estrangeiros" que viviam na cidade-estado de Atenas. Eram livres, porém sem direitos políticos e sujeitavam-se ao serviço militar. Tinham que pagar impostos. Muito provavelmente dedicavam-se ao artesanato e por sua vez ao comércio,ou seja, fabricavam e vendiam. Muito dificilmente poderiam chegar a tornarem-se cidadãos.

Os escravos eram o grupo mais despriviligiado de Atenas. Não eram livres. Faziam qualquer tipo de trabalhos e eram comprados e vendidos. Eram "objectos humanos". Eram prisioneiros de guerra ou raptados por piratas. Constítuiam 1/3 da população. Existe um caso de um fabulista, Esopo, que apesar de ser escravo foi várias vezes libertado pelos seus donos devido à sua genialidade (este caso não tem a ver com Atenas mas demonstra que nem todos os escrevos eram maltratados, ao contrário do que se pensa).


João Sanches N.º 9
ESFA 7.º A

Anônimo disse...

Concordo com a resposta do João Miguel do Colégio Via Sacra
Penso que a resposta está bastante completa...

Fábio
Nº24
7ºA

Anônimo disse...

os cidadaos, eram filhos de mae e pai anteniensses, eram livres, eram homens com mais de 18 anos, eles partidipavam nas assembeleias, eram politicos.

os metecos, eram estrageiros que vinham para uma cidade-estado Atenas.
eram livres mas nao tinham direitos politicos.os metecos sao as mulheres,as crianças e os homens que nao sao filhos de antenienses

os escravos so faziam os trbalhos domesticos, nao eram livres

juliana e vanessa 7ºA ESFA

Anônimo disse...

Concordo com a resposta do João Sanches nº9 do 7ºA da Esfa




Ana Carvalho Nº2 7ºA Esfa

Anônimo disse...

A sociedade ateniense do século V a.C era formada por cidadãos, metecos e escravos.

Os cidadãos: eram homens livres, filhos de pais atenienses. Depois de cumprirem o serviço militar, adquiriam o direito de cidadania, que lhes conferiao poder (direito e dever) de participar na governação da pólis (cidade) e de possuir terras.

Os metecos: eram artesãos e comercantes estrangeiros que residiam e trabalhavam em Atenas. Eram livres, pagavam impostos e cumpriam o serviço militar, mas não podiam possuir terras nem paricipar no governo da pólis, ou seja, não eram considerados cidadõas.

Os escravos: eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. Trabalhavam nas minas, nas pedreiras, nos campos e nas lides domésticas. Podiam ser comprados e vendidos como quaisquer bens, mas geralente não eram mal tratados pelos donos.

CVS Inês Ferreira 7ºA nº10

Anônimo disse...

A sociedade ateniense do sec. V a.C. era constituída por 3 grupos: os cidadãos, os metecos e os escravos.

Os cidadãos, eram homens livres, com mais de 18 anos e filhos de pai e mãe ateniense. Eram os únicos que possuiam terras. Só eles tinham direitos políticos e constituíam uma minoria da população(cerca de 10%).

Os metecos, estrangeiros que viviam na cidade-estado de Atenas. Eram homens livres, mas sem direitos políticos. Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato.

Os escravos não eram homens livres, ocupados em tarefas variadas como a agricultura, artesanato, comércio e trabalhos domésticos. Constítuiam cerca de 1/3da população.

Pedro Ferreira Nº19 7ºB

Anônimo disse...

A sociedade ateniense eram constituida por três grupos socias: os cidaãos, os metecos e os escravos.
Os cidadãos eram homens, com mais de 18 anos, filhos de pais e mães atenienses. Eram os únicos a possuir terras na Ática. Eram os únicos que tinham direitos políticos. As mulheres e os filhos dos cidadãos não eram considerados cidadãos. Logo, os cidadãos constituíiam uma minoria da população, cerca de 10 porcento da população.
Os metecos, eram estrengeiros que viviam na cidade - estado de Atenas. Contudo, os metecos não podiam participar na vida política. Estavam distinados ao serviço militaar e ao pagamento de impostos. Dedicavam-se principalmente ao comércio e ao artesanato. Só em raras ocasiões se tornavam cidadãos.
Os escravos,eram homens não-livres, sujeitos à escravatura e a trabalhar na agricultura, artesanato, comércio,... Podiam ser prisioneiros ou pessoas raptadas por piratas. Eles constituiam 1/3 da população.
Por isso, a sociedade ateniense era dominada por uma minoria: os cidadãs. Contudo, as mulheres, os metecos e os escravos, a maioria da população, não participava na vida política.



Duarte Costa Nº23 7ºA

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituida por 3 grupos:os escravos que nao eram homens livres e constituiam 1/3 da populaçao, os metecos eram estrangeiros e viviam na cidade-estado de atenas e eram homens livres, os cidadaos eram homens livres com mais de 18 anos e filhos de pai e mae ateniense

marta soares esfa 7ºA

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era formada por 3 grupos, com diferentes poderes na sociedade:

-Os cidadãos era um grupo de homens livres com mais de 18 anos, constituía 10% da população,eram filhos de pais e mais atenienses e eram os unicos que podiam possuir regalias,só eles podiam participar na vida política (Assembleias,conselhos e tribunais) era o grupos que comandava a sociedade, em termos económicos, ditavam as leias ,decidiam as tarefas importantes para a sociedade.

-Metecos eram estrangeiros que viviam na cidade-estado de Atenas.Não tinham direitos políticos mas eram homens livres,sujeitando-se ao serviço militar ou a pagamento de impostos.Tinham como dia dia trabalhar no comercio e no artesanato.

-Escravos era um grupo formado por homens não-livres,eram um grupo social muito empregado, "serviam" para qualquer tipo de trabalho e representava a maioria da população.

Gonçalo e Soraia nº7 e 20 7ºA
ESFA

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituída por três grupos, os cidadãos homens com mais de 18 anos, só eles tinham direito politico participando na assembleia, concelhos e tribunais constituindo uma minoria da população, cerca de 10% em meada do Sec. V a.C.
Os matecas eram estrangeiros que estavam na cidade de Atenas. Eram homens livres mas sem direitos políticos. Eram sujeitos ao serviço militar e ao pagamento de impostos, dedicavam-se ao comércio e ao artesanato.
Os escravos homens não livre tarefas como agricultura, artesanato, comercio e trabalhos domésticos. Eram prisioneiros de guerra e raptados por piratas, constituem cerca de 1/3 da população.

Amilcar Almeida Nº1 7ºB

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituida por 3 grupos muito distintos:
-os cidadãos que eram homens livres, com mais de 18 anos, filhos de pai e mãe ateniense. Só eles tinham direitos políticos, participando nas assembleias, conselhos e tribunais
-os metecos que eram estrangeiros que viviam na cidade-estado de Atenas.Eram homens livres mas sem direitos políticos e estavam sujeitos ao serviço militar e ao pagamento de impostos.Dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.Raramente se tornavam cidadãos.
-Os escravos nao eram homens livres, ocupados por tarefas variadas como a agricultura, artesnato,comércio,trabalhos domésticos.Os escravos eram principalmente prisioneiros das guerras ou pessoas raptadas por piratas.Constituiam 1/3 da população.

Os escravos,metecos e mulhgeres e filhos de cidadãos não eram cidadãos com isso nao participavam na vida política

Raquel Lopes
Nº25
7ºA
CVS

Anônimo disse...

A sociedade ateniense encontrava-se dividida em grupos sociais (cidadãos,metecos e escravos).
Os cidadãos eram livres e a sua principal ocupação era o governo de Atenas,embora alguns também se dedicassem à agricultura.
Eles não estavam sujeitos a impostos e não eram os únicos que possuiam terras.
A mulher do cidadão ocupava a maior parte do seu tempo com as lides domésticas, e por ser mulher não tinha direitos políticos, não podendo ser considerada cidadã.
Os metecos não podiam participar na vida política e não podiam casar com mulheres atenienses.
Para poderem pagar os impostos dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.
Não eram obrigados a prestar serviço militar mas se mostrassem bravura nos seus actos podiam ser considerados cidadãos.
Também não podiam possuir terras porque eram considerados estrangeiros.
Por sua vez, os escravos, não eram livres e cabia-lhes os serviços mais duros.
Se nascessem escravos seriam escravos, mas na maior parte das vezes eram prisioneiros de guerra ou condenados pelo tribunal.
Apesar de serem considerados animais não eram mal tratados, mas não tinham direitos nem nome.
Só em situações excepcionais é que eram libertados.


Inês Ferreira Nº10 7ºA
CVS

Anônimo disse...

A socieade ateniense estava dividida em 3 grupos principais:
Cidadaos, os que tinham pais e tinham nascido em atenas ( podem desempenhar cargos politicos);
Metecos, que os pais nao eram atenienses ou eles nao tivessem nascido em atenas ( nao podiam desempenhar cargos politicos ) ;
Escravos geralmente prisioneiros de guerra ou pessoas raptadas por piratas ke eram tratadas com se fossem mercadoria e eram compradas para desempenhar tarefas na sociedade.;

nº13 7ºA CVS

Anônimo disse...

A sociedade ateniense dividia-se em 3 partes distintas:
-cidadaos;eram os homens com mais de 18 anos filhos de pais atenienses.Eram os unicos que podiam participar na vida politica.Apesar de tudo eram uma minoria da populaçao constituindo 10% da populaçao.
-os metecos;eram os estranjeiros que viviam em Atenas, nao tinham direitos politicos e estavam sujeitos a serviço militar e a impostos.
-e por fim os escravos que nao eram livres, nao tinham direitos, estavam ocupados em variadas tarefas. constituiam 1/3 da populaçao.

Zeca
Nº15 7ºA

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituída por 3 grupos bem destintos: os CIDADÃOS; os METECOS; e os ESCRAVOS.

Os CIDADÃOS, eram homens livres, com mais de 18 anos, filhos de pai e de mãe atenienses.Eram os únicos a possuir terras na Ática. Só eles tinham direiros políticos, participando nas assembleias, conselhos e tribunais. Constituiam uma minoria da população,cerca de 10%, em meados do séc. V a.C.

Os METECOS, eram estrangeiros que viviam na cidade-estado de Atenas. Tal como os cidadãos, também eram homens livres, só que sem direitos políticos, e estavam sujeitos ao serviço militar e ao pagamento de impostos. Dedicavam-se ao artesanato e ao comércio. Excepcionalmente, podiam tornarem-se cidadãos.

Os ESCRAVOS, ao contrário dos metecos e dos cidadãos, não eram homens livres, ocupados em tarefas variadas como a agricultura, artesanato, comércio, trabalhos domésticos. Eram prisioneiros de guerra ou pessoas raptadas por piratas. Constituíam cerca de 1/3 da população.

Contudo, a grande maioria (mulheres, escravos e metecos), não participavam na vida política.


CVS Carolina Reis n.º6 7.ºA

Anônimo disse...

A sociedade ateniense era constituida por 3 grupos:
1-os cidadãos;
2-os metecos;
3-os escravos;

1-eram homens com mais de 18 anos filhos de pai e mãe atenienses estes eram os únicos que podiam participar na vida politica.Todos estavam inceridos na eclesia.Que depois(por sorteio)eram elegidos para o Helieu e para a Bulé.Só apartir daí é que podiam ser eleitos Arcontes ou Estrategos(o estratego mais importante foi PÉRICLES).Constituiam apenas 10% da população.

2-eram os estranjeiros, como os cidadãos eram homens livres mas sem direitos politicos e sujeitos ao serviço militar e ao pagamento de impostos.

3-ao contrário dos metecos e dos cidadãos não tinham nenhum direito, eram vendidos e eram usados para acrividades como a agricultura, comércio, artesanato e trabalhos domesticos. Eram 1/3 da população mas a maiorida (mulheres, metecos e escravo)não tihna nada a haver com a vida politica.

Ana Sofia 7ºA Nº3

Anônimo disse...

O Texto acima escrito foi feito por Ana Sofia do 7ºA Nº3 do CVS