quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CRISE DE 1383/1385

Crise dinástica - período também conhecido por Interregno - que sobreveio após a morte de D. Fernando a 22 de Outubro de 1383.

De acordo com o contrato nupcial da princesa D. Beatriz, após a morte do rei, assumiu a regência do reino D. Leonor Teles. Esta, a pedido do seu genro, D. João I de Castela, expediu cartas em que determinava que se aclamassem como reis de Portugal D. Beatriz e D. João de Castela. O povo, porém, amotinou-se e mostrou preferência pelo infante D. João, filho de D. Pedro e D. Inês de Castro. O movimento revolucionário popular eclodiu apoiado pela burguesia e tendo como líder Álvaro Pais, apesar de este não ser propriamente um burguês. As aspirações do povo a um rei português levaram a que essa personalidade fosse encontrada em D. João, mestre de Avis, filho bastardo de D. Pedro e de Teresa Lourenço.
A 6 de Dezembro, o mestre de Avis fere mortalmente o conde Andeiro, amante de D. Leonor Teles, e ainda durante este mês é pelo povo nomeado defensor e regedor do Reino. D. Leonor Teles foge para Alenquer e depois para Santarém, de onde solicita auxílio ao genro. D. João de Castela invade Portugal em Janeiro de 1384, e, no dia 12 deste mês, chega a Santarém. A 8 de Fevereiro enviou os primeiros homens encarregados de iniciarem o cerco à cidade de Lisboa. A cidade foi resistindo a este cerco e, a 3 de Setembro, D. João I de Castela levantou o arraial devido à peste que grassava entre os seus homens e tinha já atingido a rainha. Entretanto, no Alentejo, D. Nuno Álvares Pereira vencia os castelhanos na Batalha de Atoleiros, graças a inovações na técnica de combate. Depois de levantado o cerco a Lisboa, o mestre de Avis foi submetendo vilas e cidades até chegar, em 3 de Março de 1385, a Coimbra. O mestre de Avis foi aclamado rei de Portugal em Cortes celebradas na dita cidade de Coimbra a 6 de Abril de 1385.

Sites:
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?ID=1342&P=Portugal

http://www.online24.pt/crise-de-1383-1385/

http://www.infopedia.pt/$batalha-de-aljubarrota (Batalha de Aljubarrota)

Questão:
Explica o significado da vitória portuguesa em Aljubarrota

16 comentários:

Anônimo disse...

Esta batalha travou-se no dia 14 de Agosto de 1385, entre portugueses e castelhanos, e está inserida no conjunto de confrontos entre os dois exércitos, motivados pela luta da sucessão ao trono português. Em 1383 morrera o rei D. Fernando, que tinha uma única filha, D. Beatriz, mas esta estava casada com o rei D. João I de Castela, o que punha em causa a independência de Portugal.

Anônimo disse...

Concordo com a respota anterior.

Marcos Pereira
8ºI ESFA

Anônimo disse...

Concordo com a 1ª resposta.

Fábio Lopes
8ºI Esfa

Anônimo disse...

A vitória Portuguesa na Batalha de Aljubarrota foi importante, porque afastou o perigo da perda da independência de Portugal, mas só em 1411 a paz com Castela foi assinada.

Ana Luisa Peixoto
8ºI Nº1 ESFA

Anônimo disse...

Após a morte do rei D. Fernando (1383) a independência de Portugal ficou em causa pois a única filha, D. Beatriz estava casada com o rei D. João I de Castela. Este achou-se no direito de reclamar o trono português tentou invadir por várias vezes o território português. A batalha de Aljubarrota veio por fim a aspirações de D. João I de Castela reafirmando a independência, mas a paz com Castela apenas foi obtida em 1411.

João Birra
8ºI ESFA

Anônimo disse...

Concordo com a resposta do Birra.





Luis Nunes

8ºJ nº 12

ESCOLAS DE MANGUALDE

Anônimo disse...

Os castelhanos achavam se com o direito ao trono português o que os levou a invadir Portugal chefiado por D.Nuno Álvares Pereira.A Batalha foi sem dúvida importante para a independência de Portugal mas também o reconhecimento de D.João Mestre de Avis como Rei para o povo Português.

Gonçalo Cabral
8ºI | Esfa

Zeca disse...

a vitoria portuguesa em Aljubarrota significa a reafirmação da independência, de uma nova dinastia e de um nova sociedade. A paz com Castela só foi conseguida em 1411.


José Luis 8ºA Nº16 Via Sacra

Anônimo disse...

os castelhanos decidiram invadir portugual mas portugual venceu na batalha de aljubarrota.Isso significa a independencia de portugual. Mas a paz so foi reconstituida em 1411



André Neves Nº4 8ºA VIA SACRA

Anônimo disse...

A vitória na batalha de Aljubarrota significou a reafirmação da independência de Portugal.
Esta batalha deu-se a 14 de Agosto de 1385 entre portugueses e castelhanos.

Ana Sofia 8ºA Nº3

Anônimo disse...

A resposta acima é da Ana Sofia do CVS

Anônimo disse...

A Batalha de Aljubarrota deu-se no dia 14 de Agosto de 1385. Esta batalha significa a reafirmação da independência portuguesa.A paz com Castela só foi obtida em 1411.

Guilherme Lemos 8ºA Nº10 CVS

Anônimo disse...

Esta batalha decorreu em 14 de Agosto de 1385 e significou a reafirmação da independência de Portugal

Anônimo disse...

a ressposta a cima e do pedro neves da cvs

Anônimo disse...

A vitória Portuguesa na Batalha de Aljubarrota foi importante, porque afastou o perigo da perda da independência de Portugal, mas só em 1411 a paz com Castela foi assinada.

Carolina Reis n.º6 8.ºA CVS

Anônimo disse...

Quando o rei D. Fernando morreu, ficou prejudicado porque a filha de D. Fernando,D.Beatriz estava casada com o rei D.João1

Rodrigo Marques Nº 21 ESFA