domingo, 8 de janeiro de 2012

CRISE DE 1929

A mundialização da crise

Principais razões:

§ Retirada dos capitais americanos na Europa.

- Com a crise os EUA retiraram os seus capitais da Europa, o que levou à falência de muitos bancos, sobretudo na Áustria, na Alemanha e na Inglaterra, e de muitas empresas que dependiam dos empréstimos bancários.

§ Retracção do comércio mundial.

- Com a crise a maior parte dos países reduziu ao máximo as suas compras ao estrangeiro. O comércio mundial sofreu, como tal, uma enorme diminuição, que afectou quer os países industrializados, que não conseguiam escoar os seus produtos, quer os países subdesenvolvidos, que não conseguiam exportar as suas matérias-primas e produtos agrícolas (Ex: café no Brasil, lã na Austrália, cereais na Argentina, etc).

As Respostas à crise - NEW DEAL (Estados Unidos da América)

O presidente dos E.U.A., Franklin Roosevelt, incrementou, a partir de inícios de 1933uma nova política económica, o New Deal (Nova Distribuição), que defendia o intervencionismo do Estado na economia baseada nas teorias do economicista inglês John Keynes.
Objetivos: diminuir o desemprego para aumentar o poder de compra e, como tal, o consumo.

Medidas:concessão de indemnizações aos agricultores que reduziram as suas áreas de cultivo a fim de diminuírem a produção;
concessão de créditos agrícolas para pagamento de dívidas;
fixação dos níveis de produção e dos preços de venda ao público;
criação de legislação para controlar a actividade da Bolsa e dos Bancos;
realização de grandes obras públicas (barragens, canais, escolas, estradas, pontes, caminhos-de-ferro…) para combater o desemprego;
diminuição do horário de trabalho para 40 horas semanais;

Nenhum comentário: